Ileostomia

Ainda não sabe o que é uma ileostomia? Este pequeno texto abaixo pode esclarecer algumas dúvidas:

A ileostomia é uma abertura criada cirurgicamente no intestino delgado –através do abdome. A finalidade da ileostomia é permitir que as fezes não passem pelo cólon. Porque um ferimento ou doença — como a Colite-Ulcerativa ou a Doença de Crohn — o cólon pode ser removido cirurgicamente,
juntamente com o reto e o ânus. Entretanto lembre-se: a finalidade principal do cólon é a de absorver água e armazenar as fezes. Seu corpo pode continuar funcionando até mesmo sem o cólon.

Quando uma pessoa faz uma ileostomia, as fezes não mais serão eliminadas através do ânus.

Em vezdisso, as fezes serão eliminadas através de uma ileostomia. Uma ileostomia não pode ter um músculo esfíncter,portanto a pessoa que tem uma ileostomia não possui controle voluntário sobre a evacuação intestinal. Em vez disso, a pessoa usa uma bolsa descartável para coletar as fezes.
Para fazer uma ileostomia, o cirurgião traz parte do intestino delgado (íleo) através da parede abdominal. Esta nova abertura no abdome da pessoa é chamada de Estoma.

Na Ileostomia, as fezes são mais líquidas e, portanto, mais ácidas também. O que torna o cuidado maior ainda, pois o risco de lesão de pele é maior.

Mas fique tranquilo, existem informações sobre diversos materiais específicos para o cuidado da pele, que ficarão disponíveis neste Blog, no menu “Materiais”.

Precisa de ajuda ? Escreva aqui.
Enviar